Translate

domingo, 23 de abril de 2017

estalonatelha.blogspot.com

Eu me perguntava como é que um autor mandava para a editora a proposta de um livro imagem, ou seja, um livro onde as ilustrações contam tanto quanto o texto escrito (quando tem texto). Eles mandariam o texto e as ideias gerais de como seriam as ilustrações? Pode ser que isso baste para que as editoras apostem em projetos de escritores consagrados mas, definitivamente, linhas gerais não bastam para convencer editora nenhuma do potencial do seu ou do meu projeto.

Acontece que eu tive uma ideia para uma história, e resolvi trabalhar para chegar num projeto do que poderá ser um dia (tomara!), um livro imagem. Não posso ainda contar a história, mas posso dizer que é sobre a relação de uma criança com duas cachorrinhas. O projeto ainda está em andamento, mas já compartilho com vocês os passos dados até aqui!

No meu primeiro rascunho, escrevi o texto e a descrição da imagem que eu queria para cada página. Fiz um pequeno story board para ter uma começar um planejamento em relação ao número de páginas e reorganização das frases e das ilustrações para cada página. Aí, para poder testar as ideias iniciais e aprimorá-las, eu precisava fazer um "boneco" do livro, ou seja, um "protótipo" do livro, já na forma aproximada que se pretende que ele tenha.

Olhei vários dos meus livros ilustrados e, não sei porque, mas escolhi um formato quase quadrado, de 21x18,5 cm. Aliás, por falar em formato, o ideal é já planejar um formato que não desperdice papel na hora do corte. As gráficas trabalham geralmente com folhas no tamanho A0. Outra coisa importante para facilitar o processo gráfico é deixar o miolo (parte de dentro do livro) com um número de páginas que seja múltiplo de oito.

Quem me ensinou a fazer o boneco assim foi a (sempre) Daniela Galanti que, por sua vez, aprendeu com o (mestre) Odilon Moraes. Comecei cortando as folhas no tamanho duplo da largura que eu queria. Não por acaso, o dobro de 21 cm é 42 cm, o tamanho de uma folha A3. Mas tive que cortar a altura em 18,5 cm. Minha guilhotina é só para folhas A4, então tive que usar um estilete mesmo.

estalonatelha.blogspot.com


Depois, dobrar as páginas ao meio, passando uma dobradeira na dobra, para a folha ficar bem dobradinha!

estalonatelha.blogspot.com

estalonatelha.blogspot.com

E então, vem a parte divertida. "Encadernar" usando micropore, aquela fita adesiva para fazer curativos! Além de ser super prático (muitíssimo mais rápido que costurar as páginas), esse tipo de fita adesiva aceita bem o grafite. Eu posicionei a dobra de uma folha com a dobra de outra e coloquei a fita.

estalonatelha.blogspot.com
preparação do boneco do livro
A partir do momento que um dos lados fica já mais alto que o outro, basta apoiar um livro ou bloco de papéis abaixo das folhas a serem coladas, para que elas continuem com as dobras bem rentes.

estalonatelha.blogspot.com

Pra finalizar, é legal passar o micropore também na lombada do boneco.

estalonatelha.blogspot.com
a lombada do boneco fica reforçada com o micropore

O meu primeiro boneco para este projeto foi feito com papel sulfite A3 de 75 mg. Foi mais que suficiente para fazer os croquis dos desenhos, apagar o texto e os desenhos várias vezes e reordenar tudo de novo. Agora, satisfeita com as soluções para o primeiro boneco, fiz este segundo, com um papel de desenho um pouquinho mais espesso (180 mg), para aguentar os testes com aquarela... Atenção, testes!... Ainda tem muito chão até chegar o momento de fazer os desenhos no papel para aquarela!

6 comentários:

  1. Muito bom Keila, adorei o passo-a-passo. Vou acompanhar de perto todo o processo, desejando muito sucesso. Quando chegar o tempo do lançamento podemos pensar em uma matéria na Vida bebê. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite, Raquel! Vou contando as novidades aqui! bj

      Excluir
  2. sua dedicação e vontade de fazer é algo inspirador... vai virar livro sim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. toda inspiração precisa de uma boa dose de incentivo para chegar ao papel, né Dani? Obrigada!

      Excluir
  3. Que bacana poder ver seu aprendizado documentado aqui, não vejo a hora de ver o resultado e comemorar com você essa história expressa em ilustração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Suzeti! Então vamos trabalhar para que esse dia chegue logo! bjs

      Excluir

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!