Translate

sábado, 13 de maio de 2017




Como contei para vocês no post anterior, estou fazendo o boneco de um livro, ou seja, testando formas do que, se tudo der certo, mais cedo ou mais tarde, será um livro publicado. Nesse processo, fazemos vários desenhos para testar a posição dos personagens e do texto nas páginas e as proporções de cada um, para achar a paleta de cores, a intensidade de cores e a luminosidade que pode funcionar. Às vezes um desenho dá certo. Êêêêêêêêê!!!! Mas aí vamos passar o boneco a limpo, para um papel que aceite melhor a aquarela, tinta, canetas, o que a gente for usar. E vamos ter que desenhar tudo de novo, claro, só que nunca fica igual. Eu, pelo menos, não consigo... é sempre um mega esforço. É aí que entra a mesa de luz!

Mesa de luz é um tipo de uma prancheta de luz que facilita "colar", "roubar" o desenho de baixo. Você já deve ter feito isso na escola ou em alguma época da sua vida. Eu fiz muitos mapas e desenhos assim, geralmente usando uma folha de seda, e depois passando esse desenho para outra folha usando carbono. Pronto, agora você já sabe que eu sou "antiga"! Se eu tivesse uma mesa de luz naquela época... Mas para falar a verdade, eu ainda não tenho. Já encomendei uma, mas ela ainda não chegou... Então tive que improvisar, e até que funcionou bem.

Eu notei que o iPad, é uma pranchetinha que emite luz. TA-DA! Aí eu tirei a foto de uma superfície branca, editei a foto branca para que ela ficasse o mais clara possível (ajustes/luz) e deixei essa foto branca aberta.

iPad com foto de fundo branco

Aí de uma reforçada com grafite no desenho que estava em sulfite e que eu queria passar para um papel com gramatura 240 mg. Coloquei o desenho a ser copiado sobre o iPad, e o o outro papel sobre o desenho. Se você fizer isso num lugar muito iluminado, será difícil de ver o desenho debaixo. Mas para mim bastou a pagar a luz da sala. Como estava de dia e vinha muita luz da janela, cobri um pouco a luz com a outra mão.

cópia de um desenho usando o iPad como mesa de luz

Com o desenho passado para outro papel, hora de testar as cores.

primeira página do "boneco" para teste de cores
Ficou fácil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!