Translate

segunda-feira, 2 de outubro de 2017


Há algum tempo atrás (faz tempo que eu não publico...) eu explorei algumas possibilidades de textura com aquarela. Confesso que, no começo do exercício, eu estava desconfiada em relação aos resultados. Não botei muita fé, e me surpreendi com o resultado.

Como era só para aprender, usamos uma folha A3 de aquarela para experimentar vários efeitos: gaze, tule, renda, plástico filme, rendas, papel higiênico, linhas, giz de cera, vela, cotonete, sal e álcool. Tudo que você pode encontrar em tutorias na internet sobre efeitos de textura em aquarela.


estalonatelha.blogspot.com
exercício para criar efeitos e texturas com aquarela

O efeito do giz, da vela e do álcool a gente vê na hora, mas é preciso esperar as rendas, gazes, papel, linha e sal secarem completamente para retirá-los e ver como ficou. Ainda preciso me aprimorar muito na arte da espera... Aliás, a ansiedade é tanta que assim que todos eles secaram eu já fui recortando cada mancha para então trabalhar por cima com lápis de cor, que é a parte mais divertida para mim. Mas para vocês eu remontei a folha toda para facilitar a comparação com a imagem anterior.

estalonatelha.blogspot.com
exercício (seco) com texturas em aquarela

Olhando de novo para todas essas manchas, consigo ver com facilidade uma montanha (o triângulo, vê?) e o desenho do cavalo alado, claro. E você, enxerga outros desenhos? Vou te mostrar o que eu fiz alguns desses pedacinhos.

do papel higiênico com aquarela à mancha

eu vi um gatinho

da mancha com textura de gaze ao dragão (lápis de cor e grafite)

aquarela coberta com plástico filme, mancha e porco-espinho

das manchas com renda e sal, a de cima recebeu mais tinta.
desenho com lápis de cor

aqui foi só desenhar por cima das manchas

Um comentário:

  1. Sua imaginação é inspiradora para todos nós.E o relato é super didático!!! amei.

    ResponderExcluir

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!