Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017


"O limitado dá forma ao ilimitado" - Pitágoras

Já deu para perceber que eu gosto de escrever, claro... Mas escrever poemas é bem diferente de "prosear"... E eu não me sinto muito capaz de escrever poemas. Mas esta semana eu quis escrever um. Só que, quando se trata de poesia, me sinto muito intimidada sozinha com todas as palavras juntas numa folha em branco. Então usei um recurso que gosto muito. "Sentei-me" com um número limitado de palavras numa página de um livro que já é meu velho conhecido. Quer dizer, brinquei de escrever usando apenas palavras que já estavam escritas numa folha de um livro, riscando as palavras que eu não usaria, ou destacando só as que eu queria. No caso, um as folhas de um velho dicionário que eu comprei há algum tempo num sebo (amo sebos).

Mas dessa vez eu quis sair do papel! Não vou fazer suspense,.. Mostro já aqui o resultado final.
detalhe do poema bordado

coração amigo da paz
com sorrisos de silencioso motivo
e de liberdade possível
Agora você me pergunta como esse texto foi parar no tecido. Não tenho a pretensão de fazer um tutorial, mas mato sua curiosidade. Tem um tipo de papel chamado freezer paper, que é um papel com uma película plástica em um dos lados. Muito comum nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil você deve achar em lojas ou sites especializados em patchwork. Mas atenção, freezer paper não é igual a papel termocolante... 
o lado brilhante do freezer paper

Coloco o tecido sobre o lado brilhante do freezer paper e passo o ferro bem quente e bem passadinho

o papel ficou aderido ao tecido cru, está vendo? 

digitalizei a imagem e deixei no tamanho exato que eu queria 

coloquei o tecido aderido no papel para imprimir. Ele tem que estar cortado no tamanho exato de entrada da impressora, e sem fiapos, para evitar enroscos

Aí é só descolar o tecido e usá-lo como quiser

para este trabalho eu bordei ao redor das palavras que escolhi para "escrever" o poema

aqui eu imprimi a esgrimista (aquarela e colagem) no tecido cru e encapei um caderno

6 comentários:

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!