Translate

sábado, 26 de novembro de 2016

Nuvens

Tudo começou com um exercícios de colagem que não deu certo...
Minhas únicas experiências anteriores com colagem não tinham NADA a ver com o que eu faria naquela aula. Eu deveria escolher qualquer imagem de revista que me chamasse a atenção, recortar ou rasgar a imagem ou a parte que eu quisesse dela, colar numa folha de desenho e desenvolver um trabalho, talvez um desenho a partir da imagem colada. 
Folhando as revistas, meu olhar se fixou no olho enorme de um cachorro. Um olho enorme em preto e branco, extremamente expressivo, me nocauteou. Não consegui fazer mais nada naquele dia...
Pensei muito sobre aquele olho e sobre muitos outros olhos e olhares, e decidi que eu precisava fazer um trabalho com olhos (acabei fazendo vários). O primeiro seria um abismo preenchido de olhos de vários tamanhos, recortados e desenhados. O céu seria nublado. Nublado em aquarela. E como é que eu faço isso? Eu tinha um estojinho de aquarela, mas tudo que eu sabia de aquarela foi o que eu vi (e não que fiz) no Pinterest. Eu nunca tinha "aprendido" a pintar com aquarela. 

Aquarela Lamy, Alemanha
Primeiro, aprendi o básico do básico: A tirar a tinta da pastilha com um pincel, passar para uma paleta, diluir a tinta, fazer outras cores e, então, a controlar o pincel e o curso da tinta em quadradinhos. 



Depois, as tentativas de nuvens. Fiquei muito frustrada! As primeiras nuvens até tinham formato de nuvens, mas eram azuis ou cinzas, e não brancas... 

Primeiras nuvens
Depois experimentei delimitar um quadrado para fazer um pedaço de céu nublado, mas foi um desastre, nada saia como eu imaginava. Então peguei referências de céus nublados e de nuvens na internet, talvez eu precisasse olhar para um céu e tentar pintá-lo. De novo, decepção. Aliás, a única nuvem que parecia realmente existir foi a que pairava sobre a minha cabeça! Não vou mostrar todos as minhas tentativas aqui, seria muito repetitivo! Mas por uma semana a maioria foi mais ou menos o que está aqui mesmo...

Tentativas (frustradas) de céus nublados
Assisti a uns tutoriais de como pintar céus e nuvens em aquarela, e lá fui eu de novo... Agora, molhando o papel antes de pintar, comecei a ter uns efeitos mais interessantes... Mais parecidas com as nuvens que eu queria...

Céus nublados e chuvosos
Nuvem num céu azul
No próximo post eu te mostro como eu aproveitei as nuvens que não deram certo, e em algum outro eu mostro o resultado final do trabalho do abismo com colagem e desenhos de olhos, que desencadeou esta sequência de nuvens!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!