Translate

domingo, 29 de janeiro de 2017

Quebrando a cara com as cores da aquarela

Sabe aquela noção de que bastam as cores primárias e o preto para fazer qualquer cor do mundo? Me perdoem os experts em cores, mas para uma simples mortal como eu e, principalmente, inciante na arte, esse papo é bem furado...

Bem, eu já contei que tinha um estojinho de aquarelas Lamy para estudantes e crianças. Poco tempo atrás, comprei aquarelas em tubinhos e, acreditando que poderia fazer qualquer coisa com elas, comprei um kit com 12 cores. Na verdade 11, porque uma é a cor branca, que a gente acaba não usando quase nada,,,

Aquarelas Cotman Winsor&Newton, kit com 12 cores

Visitando uma exposição do artista campineiro Francisco Biojone, achei o exercício perfeito para testar minhas cores! Deve ser fácil, pensei. Só sendo muito inciante mesmo para pensar isso...

Tela de Francisco Biojone, da exposição Fábulas não escritas
Essa foi minha tentativa...

É preciso praticar mais, muito mais
Além de falhas em relação às técnicas de aplicação de aquarela, que eu sei que fiz, mas ainda não sei corrigir (não vejo a hora de acabar as férias do atelier!), eu tive muita dificuldade para fazer as cores que eu queria. Claro que isso não é desculpa pelo resultado geral do exercício, mas garanto que eu tentei usar outras cores, que não minha imaginação teriam dado um resultado melhor!

Mas fiz um trato com uma amiga querida de não comprarmos mais nenhum material de arte até o carnaval, então tenho que aprender a me virar com o que tenho, certo? Assisti a vários tutoriais de misturas de cores no pinterest e escolhi um pra fazer. Então vamos. Se eu misturar sempre apenas duas cores, usando a mesma proporção entre as duas, já vou conseguir um montão de cores!

Papel de aquarela XL 300 mg com riscos para 121 cores

Peleta 11x11 do kit de 12 cores Cotman Winsor&Newman
Realmente, muitas cores.algumas bem parecidas, mas já serve de referência para algumas combinações básicas. Mas váaaaarias cores que eu queria não apareceram aí, obviamente. Porque para cada combinação de duas cores, dá para para fazer diversas proporções de misuras de cores (90%-10%, 70%-30%, etc). Fora que se a gente quiser pode misturar três, quatro, cinco cores... Se misturar tudo vai acabar cinza ou marrom! 

Conclusão do exercício da paleta: preciso desesperadamente de mais umas dez cores, no mínimo! Carnaval, cadê você?!

Ah, e sabe aquele exercício que eu mostrei no alto do post? Resolvi passar uma aguada de tinta acrílica branca sobre a aquarela e desenhar por cima. Ficou bem bobo, mas achei melhor do que estava. Provavelmente depois faço umas colagens por cima ou outras pinturas. Mas vou esperar eu melhorar mais um pouquinho, senão vai ser só um tropeço por cima do outro! 

Gato bobo


3 comentários:

  1. Adorei seu gato bobo, principalmente as camadas, a sugestão de cores por baixo da aguada...o olhar dele está um charme,rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engraçado, Suzeti, a Charlene também gostou dele! E eu achei ele bobo mesmo! obrigada pelos seus comentários...

      Excluir
  2. Sua experiência com a combinação de cores me fez pensar na complexidade que é fazer um trabalho em aquarela. Temos que ter muitos anos de prática...

    ResponderExcluir

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!