Translate

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Carimbo esculpido à mão

A primeira vez que eu vi um carimbo artesanal foi no Pinterest. Eu pirei! Eu queria fazer aquilo de qualquer jeito! Para quem é das artes plásticas, fazer um carimbo, ou melhor dizendo, uma matriz, é meio "básico". Nos cursos de artes os alunos aprendem a fazer matrizes em diversos materiais para então fazerem suas gravuras. Mesmo na arte popular usa-se bastante a xilogravura, como é o caso do grande artista José Francisco Borges. Mas foi só no ano passado que eu percebi que eu também poderia fazer um carimbo na minha casa, com o desenho que eu quisesse. De preferência um simplesinho, claro...

Este que eu vou mostrar para vocês foi um que eu fiz este mês, para estampar a capa de um caderninho (também artesanal) que eu fiz para presentear algumas amigas que, como eu, curtem tudo que tenha uma orelhinha. Coisa de audiologista... 

Não vou me aventurar a ensinar um passo a passo, muita gente já fez isso, muito melhor do que eu faria,,, Só vou mostrar como foi que "aconteceu". Os materiais específicos para esse projeto foram a placa de linóleo (mas poderia ter sido borracha escolar), goivas (tipos de estiletes para cavar o material) e almofada para carimbo.

Materiais
Primeiro eu fiz o desenho que eu queria num papel e passei para a placa de linóleo. Esse é o logo do meu consultório.

Placa de linóleo
Como eu queria que o desenho ficasse em relevo, fui cavando cuidadosamente em volta do desenho.

Como eu não tenho prática, demorou um bocado. Aí, fui testar o carimbo, claro, para ver como tinha ficado.

Ficou uma porcaria! 

Uma vez que você tira um tiquinho a mais do material, ele não pode ser recolocado, e o desenho fica diferente do original. Claro que a graça do artesanal é ter mesmo cara de artesanal, não precisa ser perfeito. Mas nesse caso, ficou horrível mesmo... Não foi só um tiquinho a mais de borracha que eu arranquei...



Veja você mesmo o desastre.

Não deu certo...

Eu não desisti, comecei tudo de novo, dessa vez com muito mais paciência, mais delicadeza e sem pressa. Puxa, como eu preciso praticar o "sem pressa". Fico falando para mim mesma "o mais legal é fazer, não tem pressa". Então eu cavei primeiro cavei só em volta do desenho, e depois tirei o resto do linóleo. 

Cavando em volta do desenho

Carimbo pronto

E a hora da verdade, outra vez! Mas desta vez o resultado foi bem melhor, ufa!

Teste da impressão

E aqui, os caderninhos, com capa de papel color set colados com tecido cru, bordas de cetim autoadesivo (os caderninhos de baixo) e de washi tape (os de cima).

Caderninhos artesanais com estampa artesanal!


Um comentário:

  1. O trabalho é árduo mas prazeroso. Parabéns por mais essa conquista artística!

    ResponderExcluir

Suas impressões e seus comentários são muito importantes para mim!